terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Até que ponto a queda é “saudável”?




Cada pessoa tem entre 90 e 150 mil fios de cabelos (sendo que este número pode variar em 10% a mais nos loiros e 10% a menos nos ruivos).
Os fios possuem um ciclo de vida e crescem em média 1 cm por mês. 
A queda é normal e fundamental, pois o cabelo necessita da reposição dos fios. O que se deve ficar atento é até que ponto essa queda está sendo saudável para o cabelo. Ao notar que o seu cabelo anda tento quedas bruscas e com pouquíssima reposição de fios, é adequado que procure um profissional Terapeuta Capilar, pois esta queda pode vir por diversos motivos, tanto emocional quanto carência nutricional, o profissional o ajudará a encontrar a causa deste problema e o orientará para o tratamento e solução da melhor forma possível. Mas primeiramente é importante conhecer o ciclo de vida do cabelo.


CICLO DE VIDA DO CABELO

Este ciclo biológico é dividido teoricamente em três fases: de crescimento, de repouso e de queda.
- A fase de crescimento tem como nome Anágena, que é aonde o fio cresce continuadamente, ela pode durar de 2 a 8 anos e 80% a 90% dos cabelos encontram-se nesta fase. A duração do tempo do anágeno determina o comprimento final dos cabelos e este tempo é determinado geneticamente.
- A fase de pausa é conhecida como Catágena, onde após o tempo máximo de crescimento, a matriz para de se proliferar, se desprende da papila dérmica e se desloca no sentido da superfície da pele. Essa fase dura em média de 3 a 4 semanas e menos de 1% dos fios encontram-se nesta fase.
- E por fim, temos a fase Telógena, que é popularmente conhecida por fase de queda. Aonde o fio ainda permanece em repouso mas não completamente, ele começa a se desprender do couro cabeludo, dando início ao recomeço do ciclo. Essa fase dura em média 3 meses e 10% a 19% dos fios se encontram nesta situação.

Com a idade há uma diminuição da densidade dos cabelos e da duração da fase de crescimento, ou seja, a anágena tende a diminuir a telógena a aumentar, o que representa uma maior queda com o envelhecimento, se houver uma diminuição intensa, fique atento a saúde do seu cabelo e também não deixe de procurar um profissional.




Tereza de Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário