sexta-feira, 28 de junho de 2013

Cabelo afro e suas características.

O cabelo Afro-étnico ou crespo  é um cabelo muito  frágil e sensível, pois ele possui uma textura muito fina . A cutícula deste tipo de cabelo obtém uma espessura irregular e por obter esta irregularidade no fio ele obtém uma chance de quebra na parte que é mais fina, portanto, deixa o córtex do fio capilar desprotegido e sujeito também à quebras.
O cabelo crespos é característico de quase todas as raças negras e suas miscigenações podendo variar em crespos e muito crespos.
Devido a sua estrutura ser frágil e com diferentes tipos de ondas e anelados  o cabelo encontra dificuldade em espalhar a gordura natural ao longo dos fios ou seja não consegue levar a oleosidade do bulbo capilar até as pontas, fazendo com que a sua hidratação natural seja insuficiente, conseqüentemente tornando os fios excessivamente seco e quebradiço. Quanto mais irregular o formato do fio mais as escamas são abertas . Esta falta de gordura nos fios faz com que esse tipo de cabelo fique embaraçado e sensível aos fatores climáticos .
Esse tipo de cabelo também merece atenção no momento de penteá-lo pois se penteado bruscamente acontece uma quebra com facilidade . Os shampoos e o condicionadores devem ser específicos para cabelos crespos e secos .

Cuidados

* Lave o cabelo no máximo 3 vezes por semana. O cabelo crespo, se lavado demais com shampoo , tende a ressacar mais. Se você notar que o cabelo precisa de mais lavagem o lave .

*Corte as pontas de 3 em 3 meses. 

* Evite o uso de pente de dentes finos.

*  Deixe o cabelo secar naturalmente. Se prefere seca-lo no secador evite o uso do secador muito próximo ao couro cabeludo . 

* Faça hidratações semanais.

*Use “leave-in” (creme para pentear). Já existem tipos de cremes que possuem protetor solar em sua formula se possível use este tipo. 

*Tenha paciência ao pentear o cabelo para evitar quebras desnecessárias.








Nenhum comentário:

Postar um comentário